| 03 Pesquisadores mato-grossenses estudam óleo de pequi na cicatrização e na regeneração da pele.mp3 |
Foto da manchete: Arquivo/Pesquisador
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Estudos desenvolvidos por pesquisadores do Laboratório de Histofisiologia e Reprodução Animal do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso - campus Araguaia, avaliaram os efeitos do óleo de pequi nos processos de cicatrização e regeneração dos tecidos da pele.
O projeto é coordenado pelo professor doutor Sérgio Marcelino de Oliveira e pela professora doutora Kallyne Kioko Oliveira Mimura, com financiamento do Governo de Mato Grosso, por meio da Fapemat, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.
De acordo com os pesquisadores, mesmo já sendo muito reconhecido na medicina popular, com base nos resultados obtidos na pesquisa, foi possível comprovar os benefícios do óleo do pequi na regeneração da pele.
Suas propriedades vão desde os efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, antimicrobianos e cicatrizantes.
Além de contribuir para a validação de tratamentos fitoterápicos e desenvolvimento de novos produtos terapêuticos com aplicações na medicina, com grande possibilidade de um tratamento eficaz e de baixo custo, impactando não só na saúde, como agregando valor a cadeia de produção desse fruto do Cerrado brasileiro.
Segundo o professor Sérgio, uma pesquisa buscou verificar se o óleo de pequi contribui para a modulação do processo inflamatório e a regeneração do tecido danificado.