Pesquisadores da UFMT inovam e desenvolvem iogurte a partir do fruto do pequi

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O pequi tem grande aceitação e presença destacada na culinária brasileira, especialmente na região Centro-Oeste.

Por isso, os pesquisadores da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, Karina da Silva Chaves e Pablo Soares, resolveram inovar no uso do famoso fruto do Cerrado.

Ao invés de investigarem as aplicações tradicionais apostaram no desenvolvimento de iogurte e kefir de pequi, a partir da fermentação do leite.

A pesquisa recebeu resultados positivos nos testes e também reconhecimento a nível estadual com o Prêmio Severino Meirelles.

A orientadora da pesquisa, e professora do Campus do Araguaia, Karina da Silva Chaves, relata que o desenvolvimento da pesquisa surgiu a partir de uma motivação de buscar inserção dos frutos do cerrado, como o pequi, nos alimentos, por possuírem alto valor nutricional e compostos bioativos associados a efeitos benéficos à saúde. 

A pesquisadora explicou que o pequi é um fruto comumente associado a alimentos salgados e o desenvolvimento do doce de pequi e a adição em leites fermentados é uma alternativa de diversificar sabores dos leites fermentados e direcionar o consumo deste fruto por indivíduos que não são adeptos ao consumo do pequi em alimentos salgados.

Segundo a professora, a escolha de adição do doce de pequi no iogurte e no kefir surge com o objetivo de verificar a aceitação pelos consumidores em relação a esses dois leites fermentados.

Karina Chaves destaca que a escolha dos dois produtos é devido ao iogurte ser um leite fermentado com amplo consumo pela população de maneira geral.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.