04 Pesquisa produz mudas de bananeiras com tecnologia in vitro para beneficiar pequenos agricultores mato-grossenses.mp3 |
Foto da manchete: Arquivo/Pesquisadora
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Um projeto de pesquisa está desenvolvendo técnicas para a produção em larga escala de mudas da bananeira BRS Terra Anã com o uso do cultivo in vitro, utilizando métodos laboratoriais que garantem o crescimento saudável das plantas e a preservação das características genéticas da matriz.
As mudas poderão ser utilizadas tanto em plantações comerciais quanto no cultivo para consumo próprio, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da bananicultura, promovendo a sustentabilidade e impulsionando a agricultura familiar em Tangará da Serra e na região da Baixada Cuiabana.
A pesquisa é uma parceria com transferência de tecnologia entre a Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Juiz de Fora, Ambas de Minas Gerais.
A bananeira BRS Terra Anã é uma variedade de banana desenvolvida por pesquisadores brasileiros da Embrapa.
Ela faz parte do AAB, conhecido como “tipo Terra”, que produz a banana-da-terra, geralmente consumida cozida, frita, assada, e não crua como a demais espécies como a banana-prata, maçã ou nanica.
A banana é uma importante cultura frutífera, e o quarto alimento mais consumido no mundo, devido ao seu alto valor nutricional.
A meta do projeto é atender, inicialmente, 100 propriedades em cada área de abrangência, com o fornecimento de mudas produzidas in vitro da cultivar BRS Terra Anã, geneticamente estáveis que, no processo de aclimatação, serão tratadas com bactérias promotoras de crescimento em plantas.
No âmbito da pesquisa, mil e 300 mudas já foram distribuídas a pequenos produtores rurais na Baixada Cuiabana.