| Pesquisa mostra crescimento do otimismo dos comerciantes de Cuiabá no mês de maio.mp3 |
Foto da manchete: Luiz Alves | Prefeitura de Cuiabá
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O otimismo dos comerciantes ganhou força no mês de maio, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, em Cuiabá, atingiu 137,3 pontos, uma variação de 0,15% se comparado ao mês passado, que era de 137,1 pontos.
Se comparado a maio de 2021, a variação positiva chega a 18,67%, o que demonstra um ótimo crescimento do índice de confiança do empresário em 2022.
Segundo a análise do Instituto de Pesquisa e Análise, em Cuiabá, o crescimento anual da pesquisa foi puxado pelos subíndices ‘Condições Atuais da Economia’, com uma variação de 71,3%, e ‘Condições Atuais do Comércio’, com alta de 34,2%.
Para o superintendente da Fecomércio, Igor Cunha, é esperado uma projeção de crescimento nas vendas para o ano.
Na opinião do presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, o cenário é promissor, mesmo com a estabilidade registrada no mês de abril.
A Fecomércio destaca a metodologia adotada na pesquisa, que traz pontuação que varia entre zero e 200 pontos.
O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo, enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo.