Pesquisa da Febraban aponta que 49% acreditam que o Brasil vai melhorar em 2025

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Tania Rêgo / Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Pesquisa da Febraban, Federação Brasileira de Bancos, mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que, em 2025, o Brasil vai melhorar.

O resultado é o mesmo em relação ao levantamento de outubro, mas dez pontos abaixo do registrado na pesquisa de dezembro do ano passado, que somou 59%. 

Já a percentagem dos entrevistados que disseram que o país vai piorar passou de 23% em outubro para 28% em dezembro, ficando 11 pontos acima do registrado no mesmo período do ano anterior, de 17%.

O levantamento da Febraban, divulgado na última semana do ano, foi realizado pelo Ipespe, Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, entre os dias cinco e nove de dezembro, com duas mil pessoas, nas cinco regiões do país.

A pesquisa mostrou ainda que, para a maioria 66%, o país melhorou em 2024.

A maior parte da população da região Centro-Oeste, que abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, entra em 2025 otimista em relação ao Brasil no ano novo, com boas perspectivas para salário, crédito e emprego.

Quando questionados sobre a situação do país, 60% dos moradores do Centro-Oeste acreditam que em 2025 o Brasil vai melhorar.

Outros 37% disseram que o país vai piorar em 2025, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder.