Pesquisa aponta perfil do empreendedor da terceira idade que atua em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

A pesquisa ‘Empreendedorismo Prateado’ realizada pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso, apontou que 57% dos empreendedores da terceira idade que possuem seu próprio negócio é por necessidade financeira, enquanto 47% informaram que é o desejo de continuar ativo.

O levantamento indicou, ainda, que a idade média dos empreendedores está na faixa dos 63 anos e os homens são a maioria no mercado, com 52%, enquanto que as mulheres somam 44%.

Dos que estão à frente de algum empreendimento, 39% já estão aposentados e, ainda de acordo com a pesquisa, outras causas que levam as pessoas da terceira idade a empreender são: a realização pessoal, com 31%, paixão por uma área específica, 20%, contribuir para a sociedade, 13% e realizar um sonho de vida 10%.

O perfil da empresa em que pessoas da terceira idade empreende é de vendas de produtos e serviços, com 32%, alimentação, 20%, beleza e vestuário, representam 13% cada.

 Os desafios apontados por este público são a falta de recursos financeiros com 46%, barreiras de idade no mercado de trabalho, são 38%, e conhecimento limitado em tecnologia com 35%.

A pesquisa quantitativa ouviu mil 45 donos ou sócios dos pequenos negócios, entre os dias 29 de agosto a cinco de setembro deste ano, em todo o Estado.

O empreendedorismo é uma área que agrega a todos que estão dispostos a se desafiar e viver uma nova experiência, independente de idade.