Pesquisa Acordo Certo aponta que as mulheres negociam mais dívidas do que homens

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Com o objetivo de compreender o perfil financeiro das mulheres, a Acordo Certo, empresa de renegociação de dívidas, realizou um levantamento com quatro milhões e 800 mil acordos e constatou que as mulheres negociam mais dívidas do que homens, com um percentual de 66%.

 

Os dados analisados levam em conta negociações feitas entre janeiro de 2020 e a primeira quinzena de fevereiro de 2021.


Para Tamires Fauoaz, líder da área de pesquisa da Acordo Certo, as mulheres estão mais propensas ao endividamento devido a uma realidade de mercado. Elas ganham menos do que os homens.

 
Uma pesquisa realizada pela empresa em fevereiro de 2021 com mais de mil e 300 pessoas mostrou que 22% das mulheres não possuem nenhum tipo de renda. Entre os homens esse número é de 13%.

 

Somado a esse fator, está a diferença salarial: enquanto 59% dos homens tem renda maior que um salário-mínimo, apenas 34% das mulheres recebem a mesma quantia.


Além disso, a crise econômica causada pela pandemia agravou o cenário das finanças domésticas.

 

Com isso, 46% das mulheres perderam ou tiveram alguém no domicílio que perdeu o emprego e 31% responderam que tiveram ou alguém do domicílio teve a renda reduzida.


“Em um cenário onde mais de 40% se declaram chefes de família, equilibrar dívidas, bem como o aumento nos gastos fixos tem sido um desafio não apenas para o bolso, mas também para a saúde mental”, ressaltou Tamires Fauoaz.


A maioria das mulheres afirma que não tem conseguido dormir direito por causa da atual situação financeira e que isso tem causado ansiedade.

 

Além disso, mais da metade das mulheres sente vergonha de falar sobre as dívidas e da atual situação financeira.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.