| 03 - Período proibitivo do uso do fogo em MT começa dia 1º de julho.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Governador Mauro Mendes lançou, na última semana, o Plano Estadual de Combate aos Incêndios Florestais, que prevê 60 milhões de reais em investimentos para aquisições e operações ambientais em 2022.
Na ocasião, ocorreu a instalação do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais, que vai monitorar quinzenalmente as ações previstas.
Nos anos anteriores boa parte dos recursos estruturou o Estado com aquisições de bens duráveis, como veículos, equipamentos de proteção, tecnologia de monitoramento e até uma aeronave.
Neste ano, mais da metade dos recursos, cerca de 32 milhões de reais, serão aplicados diretamente nas ações em campo de prevenção e combate ostensivo aos incêndios florestais.
Mendes assinou ainda o decreto que prevê emergência ambiental em Mato Grosso, entre os meses de maio a novembro, e determina a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas entre 1º de julho e 30 de outubro de 2022.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges, o objetivo é que as ações do Plano de Operações da Temporada de Incêndios, executadas principalmente pelo Corpo de Bombeiros Militar, reduzam a área atingida por queimadas irregulares e incêndios.
Os investimentos estão divididos em sete áreas: gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna, e comunicação.