| 02 Período chuvoso faz aumentar o número de casos de acidentes com animais peçonhentos.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
No período de chuva, é comum que alguns animais peçonhentos venenosos saiam de seus esconderijos e busquem abrigo em outros locais, indo parar dentro das casas.
E é nesse momento que os acidentes acontecem, sendo a maioria deles causados por cobras ou escorpiões.
Para atender pessoas vítimas de animais peçonhentos, a capital conta com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica que fica no Hospital Municipal de Cuiabá.
É neste Centro que ficam armazenados os soros que serão capazes de neutralizar o veneno injetado no corpo.
Mesmo que essa situação pareça incomum, no período das chuvas esses acidentes acontecem com bastante frequência porque além de terem tido seus habitats alagados, esses animais também aproveitam o momento de abundância de comida para saírem dos esconderijos e se alimentarem, fortalecendo a reprodução das espécies e aumentando o perigo para a população.
É preciso estar atento ao ambiente para evitar ser picado por um deles e, se isso acontecer, é preciso procurar atendimento médico imediatamente, indo diretamente no Hospital Municipal.
Já para os pacientes e profissionais de unidades de saúde de municípios do interior que precisarem de orientação ou atendimento, é só entrar em contato com o telefone 0800-722-6001, que funciona 24 horas.