Pequenos empresários interessados em contrair empréstimos pelo Pronampe já podem procurar os bancos.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Os interessados em contratar empréstimos pelo Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, já podem procurar as instituições financeiras.
Criado há pouco mais de dois anos para socorrer empresários durante a pandemia de covid-19, o programa oferece empréstimos para pequenas empresas com juros mais baixos e prazo maior para começar a pagar.
O dinheiro pode ser usado para investimentos, como aquisição de equipamentos ou realização de reformas, e para despesas operacionais, como salários, pagamento de contas e compra de mercadorias.
Desde de sua criação, o Pronampe passou por várias mudanças. Em junho do ano passado, o programa tornou-se permanente e, mais recentemente, incluiu os MEI’s, microempreendedores individuais e empresas de médio porte.
Podem pleitear o empréstimo microempresas com faturamento de até 360 mil reais por ano, pequenas empresas com faturamento anual de 360 mil a quatro milhões e 800 mil reais e empresas de médio porte com faturamento de até 300 milhões de reais.
O valor tomado poderá ser parcelado em até 48 vezes.
A taxa de juros anual máxima será a mesma da taxa Selic, hoje em 13,25% ao ano, acrescida de 6%. O prazo para começar a pagar o empréstimo é de 11 meses.
De acordo com o Ministério da Economia, a data de contratação da operação de crédito segue até 31 de dezembro de 2024. Até lá, o governo estima que 50 bilhões de reais possam ser emprestados para os pequenos negócios.