Pequenas empresas geraram quase 80% das vagas de emprego em Mato Grosso no mês de junho.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Guilherme Alves
As pequenas empresas geraram cinco mil 845 empregos com carteira assinada em Mato Grosso no mês passado.
A quantidade representa 79,3% do total de novas vagas geradas, que foi desete mil 367.
De acordo com levantamento do Sebrae, com base nas informações do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Estado está em terceiro lugar entre as unidades da federação com melhor desempenho de geração de empregos formais por negócios de pequeno porte.
Nos primeiros seis meses de 2019, as pequenas empresas empregaram 387 mil pessoas, sendo que só em junho, foram 52 mil e 700 em todo país.
Por cinco meses consecutivos o segmento é responsável por sustentar a geração de empregos no Brasil.
Em contrapartida, as médias e grandes corporações são as que mais demitiram do que contrataram, com saldo negativo de quatro milhões e 800 mil empregos em junho.
O levantamento mostra que o potencial de geração de emprego pelas micro e pequenas empresas é bem superior ao das médias e grandes, tendo sido nesse mês de junho 70 vezes maior.
“Esse é um importante indicativo de que estamos no caminho certo para a retomada da economia brasileira, que encontra nas micro e pequenas empresas a grande força geradora de emprego e renda”, avalia o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
O setor de serviços foi o que mais gerou vagas no país, seguido pelo ramo imobiliário e os pequenos negócios da agropecuária.