Pedro Henrique destaca eleição direta para formação do quinto constitucional

Da Redação

O advogado Pedro Henrique Marques, candidato à presidência da OAB – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), pela Chapa 4 Silva Freire, votou na manhã desta segunda-feira (18), em Cuiabá, na sede da Ordem. Pela primeira vez, em Mato Grosso, a eleição ocorre de forma online. Teve início às 9h e se estenderá até às 17h. Para participar, os advogados devem estar com situação financeira regularizada na instituição. 

Na ocasião, ele reiterou que, em meio aos projetos que defende, está o de eleição direta para a formação do quinto constitucional. “É o advogado quem vai escolher os representantes da lista. Só existe advogado porque existe o cidadão e sem advogado não há justiça”, pontua Pedro Henrique. 

Além da proposta sobre a participação dos advogados e advogadas na escolha de representantes da lista da formação do quinto constitucional, Pedro Henrique é contra a reeleição. Ele defende também a criação de um sistema em que os gastos da instituição sejam disponibilizados de imediato, de forma online, não mais trimestralmente. 

A Chapa 4 “Silva Freire” tem como diferencial realmente a inclusão, renovação e participação de advogados e advogadas que nunca ocuparam cargos eletivos da entidade. A chapa tem como objetivo renovar o compromisso com bandeiras defendidas por Silva Freire. É focada na defesa das prerrogativas e na inclusão de jovens advogados em início de carreira. 

Entre as propostas voltadas para a Jovem Advocacia estão cursos gratuitos, como marketing jurídico, curso de sustentação oral e empreendedorismo jurídico. Também faz parte das propostas o escalonamento da anuidade, por meio do qual jovens advogados, com até três anos de inscrição, teriam 50% de desconto; com quatro anos, 40% e, com cinco anos, 30% de desconto. 

Com 34 anos, Pedro Henrique é o candidato mais jovem na disputa pelo triênio 2025/2027, mas com amplo conhecimento de gestão da Ordem, reconhecido pela advocacia, desde quando atuou na Comissão do Jovem Advogado e, de igual modo, como atual procurador das Prerrogativas da OAB. 

Junto com Pedro Henrique, a Chapa Silva Freire tem na disputa para vice o advogado Armando Cândia, com mais de 20 anos de experiência na área jurídica, atuando também como professor universitário. As diretorias serão lideradas por mulheres: Bárbara Monteiro, na secretaria-geral, Adriana Meireles, como secretária-geral adjunta, e Nathalia Nascimento Pistorello, tesoureira da Seccional da OAB. Concorre como presidente da Caixa de Assistência, a advogada Raquel Braz Machado.