Pecuária mato-grossense vence desafios de 2024 e termina o ano contabilizando resultados positivos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mesmo que 2024 tenha sido um ano desafiador em questões climáticas e de preço, o pecuarista mato-grossense tem motivos para comemorar.

De acordo com o presidente da Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, Oswaldo Pereira Júnior, o setor enfrentou mais um ano desafiador para a pecuária mato-grossense em termos climáticos e de preço.

Ele explicou que a melhora começou no último trimestre por conta do aumento das exportações. 

Além desse aumento de exportações, o consumo interno foi surpreendente, de acordo com a entidade, pela demanda da carne bovina no final do ano passado.

 A expectativa para 2024 é fechar o ano com um balanço positivo, principalmente, com relação aos recordes de produtividade, exportações, abates ligados ao ciclo pecuário. 

Oswaldo Pereira lembrou que o mais importante para o setor é que o mercado interno, que absorve hoje 70% da produtividade, é o grande comprador.

Ele destacou ainda que, por outro lado, o mercado externo traz divisas para o país. Divisas em dólar, que para o Brasil é mais importante, para a balança comercial e também para garantir mais renda para o país.