A partir de agora, comunicação de venda de veículos já pode ser feita nos cartórios de Mato Grosso.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Proprietários de veículos de Mato Grosso já podem comunicar a venda de seus veículos direto em cartórios do Estado.
O termo de parceria entre o Detran, Departamento Estadual de Trânsito, e a Anoreg, Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso, foi assinado pelo governador Mauro Mendes, nesta quinta-feira.
A parceria permite que o serviço de comunicação de venda de veículos, a requerimento facultativo do proprietário, seja enviado diretamente pelos cartórios associados ao Detran.
A obrigatoriedade de ir até o cartório sempre existiu, para fazer reconhecimento de firma de vendedor e comprador. Porém, no modelo antigo, os dois, vendedor e comprador, precisavam ir até o Detran para fazer a comunicação de venda, e quem comprou, fazer a transferência para o nome do novo proprietário.
Agora, os proprietários dos veículos podem fazer a comunicação de venda direto no cartório e não precisam mais ir até ao Detran para comunicar. Somente quem comprou precisa comparecer, para realizar a transferência.
Mauro Mendes enfatizou a importância da parceria entre as instituições para desburocratizar e melhorar os serviços prestados à população.
“As parcerias são fundamentais para vencermos a burocracia, construirmos alternativas em conformidade com a lei para encontrar soluções de dar celeridade aos serviços públicos, e assim, prestando um serviço melhor para o cidadão”, enfatizou.
Segundo o diretor de Veículos do Detran, Augusto Cordeiro, o convênio deverá manter a confiabilidade dos procedimentos de registro de veículos no Estado.
“Nosso foco é a segurança, integridade e autenticidade dos dados, mas também nos preocupamos com a desburocratização do procedimento. A parceria permite que o vendedor do veículo possa se proteger do recebimento de pontuações de eventuais infrações cometidas pelo comprador e também de débitos gerados a partir da venda”, informou.
Já a presidente da Anoreg, Niuara Ribeiro Borges, acredita que a comunicação de venda em cartório é uma comodidade aos proprietários dos veículos.