| 05 Paróquia em VG promove educação ambiental transformando recicláveis em recursos para famílias vulneráveis.mp3 |
Foto da manchete: Olavo Prazeres
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Um projeto desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora do Pantanal, em Várzea Grande, tem despertado na comunidade a consciência ambiental, recolhendo e dando a destinação correta aos resíduos recicláveis que seriam jogados no lixo.
Com o projeto, os recursos arrecadados são aplicados em diversas pastorais da própria paróquia, resultando em ações voltadas às famílias da comunidade.
Iniciado em outubro de 2024, o projeto surgiu com o objetivo de trabalhar a educação ambiental na comunidade.
Desde então, já foram arrecadados mais de 500 quilos de material reciclável e a meta é chegar a uma tonelada na próxima coleta.
Segundo Alexandre Moraes, que é um dos coordenadores da iniciativa na Paróquia Nossa Senhora do Pantanal, o projeto começou com a reciclagem de papel porque já existe uma empresa que compra esse tipo de material.
Moraes explicou que depois o dinheiro é transformado em ações dentro da própria comunidade. Vai para a Pastoral da Catequese, Pastoral da Família, compramos alimentos que são entregues para famílias em estado de vulnerabilidade social.
No período de 14 a 16 de fevereiro serão feitas novas coletas na paróquia e a comunidade já está se movimentando para a ação.
O coordenador convocou toda população para que participe doando cadernos velhos, papéis, revistas, papelão ou cartolina. Ele lembrou que a cada uma tonelada de papel reciclado são preservadas 40 árvores.
A iniciativa é estimulada pela Arquidiocese de Cuiabá, que tem um núcleo voltado para ações de consciência ambiental, a Pastoral da Ecologia Integral.
A Arquidiocese de Cuiabá abrange oito municípios da Baixada Cuiabana com 33 Paróquias e mais de 200 Comunidades Eclesiais.
Sapicuá Rádio News, da redação Ana Rosa Lima