| Parceria vai fortalecer o programa de Hortas Escolares.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, assinou um convênio com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar que vai beneficiar cerca de 17 mil pessoas, entre alunos, profissionais da educação e comunidade escolar.
O convênio foi firmado pelo secretário adjunto Executivo da Pasta, Alan Porto, para participar do programa MT Produtivo - Hortas Escolares.
Segundo o secretário, participam do convênio 41 escolas estaduais do campo de 16 municípios que vão receber entre dois mil 500 a cinco mil reais para cada unidade escolar.
Serão disponibilizados 175 mil reais via Plano de Desenvolvimento da Escola.
“Participam escolas que já possuem hortas, que serão otimizadas e outras que ainda não tem que serão implantadas”, destaca Alan Porto. O Programa já está no plano de ação das escolas contempladas e será executado já no próximo ano letivo.
“As hortas vão produzir legumes e verduras, mas o foco principal é o conhecimento que é gerado pelo trabalho produzido dentro e fora da horta. A produção vai para a alimentação escolar de cada unidade. O excedente, o aluno poderá levar para casa e ser distribuído para a comunidade escolar”, explica Porto.
Serão distribuídas cartilhas para professores e alunos sobre a importância da horta escolar desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.
O objetivo principal do Programa MT Produtivo – Hortas Escolares é o desenvolvimento da agricultura familiar.
Participam escolas dos municípios de Água Boa, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cuiabá, Mirassol D’Oeste, Poconé, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.