Parceria TJ e Fiagril viabiliza o plantio de 8.000 árvores nativas em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

Em uma parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Fiagril doou oito mil mudas de árvores nativas para a arborização em Mato Grosso através do projeto Verde Novo.

Entre os locais que foram beneficiados pelas ações estão a praça no bairro Jardim Leblon e o projeto Elo, em Barra do Garças.

Pesquisas do ICV, Instituto Centro de Vida, mostraram que apenas Cuiabá perdeu 55 mil hectares de sua vegetação nativa nos últimos 30 anos, o que equivale a mais de 13 vezes a área do Parque Nacional da Tijuca, segundo maior parque urbano do país.

Na parceria com o Judiciário, foi analisada a flora do Cerrado para decidir quais seriam as melhores espécies para o plantio.

Foram doadas mudas de Pata de Vaca, Ipês Branco, Rosa, Roxo e Amarelo e Jacarandá, além de árvores frutíferas como amora, pitanga e acerola.

As mudas foram plantadas em 27 ações realizadas no primeiro semestre de 2024.

Segundo o diretor financeiro da Fiagril, Wander Meyer, no atual cenário de extremos climáticos, precisamos não só conservar a vegetação que temos, mas também plantar mais árvores.

Já o coordenador do programa Verde Novo, Sérgio Savioli, comemorou a parceria com a Fiagril, que possibilitou o plantio de mudas em Cuiabá e no interior, trazendo de volta parte da vegetação nativa.

Essa não é a única ação da Fiagril na área de sustentabilidade. A empresa acredita que é possível desenvolver a agricultura de forma sustentável e incentiva a adoção de boas práticas, com orientações aos produtores como o uso de produtos que causem menos impacto ambiental.