Parceria entre Estado, órgãos públicos e instituições privadas pretende aumentar a segurança em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Cristiano Antonucci | Secom-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O governo estadual pretende ampliar o sistema de videomonitoramento da Sesp, Secretaria de Segurança Pública.

Foi sancionada a lei que institui o programa “Vigia Mais MT”, que prevê a cooperação técnica e operacional entre o Estado e entes públicos ou privados, pessoas físicas ou jurídicas, prefeituras municipais, órgãos públicos, organizações da sociedade civil, a fim de otimizar as ações das forças de segurança.

O Ciosp, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, vai ser o responsável pela gestão das cooperações.

Associações, conselhos comunitários e outros que se enquadrarem nos requisitos técnicos do programa, vão poder fornecer imagens à Sesp, sejam elas em tempo real ou já armazenadas de câmeras localizadas ou focadas em espaços públicos.

Esses vídeos vão ser utilizados para o planejamento das ações de polícia ostensiva em prevenção de crime ou para as investigações policiais em repressão de condutas criminosas.

Ainda, as imagens podem ser usadas em funções de inteligência artificial e para identificação de caracteres, como as placas de veículos em vias públicas ou entradas de estacionamentos privados.

A participação no programa é voluntária e tem a duração de cinco anos, sendo que qualquer uma das partes vai poder solicitar a rescisão da cooperação a qualquer tempo.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.