Para fortalecer a agricultura familiar, Várzea Grande incentiva a produção de mel em assentamentos.wav |
Foto da manchete: imagem ilustrativa – reprodução Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A comunidade rural do Assentamento de Sadia III está sendo incentivada a promover a apicultura em Várzea Grande.
Cinquenta caixas de abelhas foram distribuídas para moradores do local, sendo cinco unidades para cada família, que manifestou interesse pela atividade.
Em média, cada caixa pode render de 40 a 60 quilos de mel, por ano.
O objetivo da ação é promover a apicultura no município, bem como fomentar a produção de alimentos, a geração de renda e a preservação ambiental nas propriedades rurais.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários.
Na primeira etapa do projeto foram beneficiados moradores do assentamento Sadia III, porém essa ação vai contemplar, em breve, famílias que moram no assentamento de Sadia I e região.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio Santos, a previsão é entregar 100 caixas de abelhas, que resultará na produção anual de cerca de cinco toneladas de mel, dependendo das floradas.
O secretário ressaltou a importância do trabalho realizado nos assentamentos por meio da agricultura familiar, e que já agregam vários setores, agora, com o fortalecimento da apicultura, haverá uma maior participação das famílias nessa cadeia produtiva.
Célio Santos disse ainda que uma das propostas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável é identificar cerca de 20 a 30 produtores de mel e formalizar uma parceria com o SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, para que o mesmo passe a oferecer assistência técnica e gerencial, por um período de três anos.
Após a entrega das caixas, os produtores rurais da localidade receberam da equipe técnica da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, orientações importantes sobre questões relacionadas a crédito rural, que é a principal reivindicação dos agricultores familiares.