Para evitar aglomerações, AMM pede aos prefeitos que cancelem as festas de Carnaval

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Divulgação Web

Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina

A AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, recomendou aos prefeitos que cancelem as festas de Carnaval programadas para o mês que vem, por causa do aumento dos casos de covid-19 e também da gripe H3N2.

O documento foi encaminhado aos municípios na última quinta-feira.

Com a medida, a AMM revela a preocupação com as novas confirmações de casos de Covid-19 e da gripe influenza em Mato Grosso e, por isso, recomenda aos gestores que não realizem as festividades de Carnaval.

"Qualquer tipo de aglomeração neste momento pode ocasionar uma situação de nova calamidade no país, que já se encontra diante de um surto de gripe e do avanço da variante Ômicron do coronavírus", argumenta o presidente da AMM, Neurilan Fraga.

A AMM enfatiza que já foi registrada a primeira morte pela nova gripe H3N2 em Mato Grosso e que é preciso que os prefeitos trabalhem juntos, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, para cuidar da população.

O presidente da AMM ressalta que a decisão em cancelar o Carnaval e outros tipos de eventos que gerem aglomeração é do prefeito, mas que é importante os gestores avaliarem bem as recomendações das autoridades em saúde e os levantamentos técnicos que indicam aumento de casos e risco de agravamento da emergência sanitária.

Para Neurilan o momento é de prudência para evitar novas contaminações.

Desde o começo de 2020, a AMM vem orientando os gestores sobre medidas restritivas, de biossegurança, prestação de contas sobre a aplicação dos recursos recebidos, além de realizar várias reuniões por videoconferência para orientar os prefeitos sobre temas relacionados ao enfrentamento da pandemia de covid-19.