Pantanal pode virar Amazônia

No correr da semana passada ganharam grande projeção os incêndios no Pantanal .

O noticiário já é internacional. Os satélites e as ONGS nacionais que vivem da desgraça ambiental  e as internacionais ligadas a outros interesses bombarão os noticiários.

O raciocínio é  muito grave. O pantanal  é patrimônio natural da humanidade.  Logo, desperta singular interesse e preocupações no mundo inteiro.  São 250 mil km2 de extensão no Brasil, na Bolívia e no Paraguai.

Há alguns anos os incêndios tornaram-se regulares. Neste ano ganharam a denúncia de que "estão fora do controle". Isso torna  mais grave o que já é  muito grave.

O noticiário de hoje no Brasil e no mundo já incorpora os incendios no pantanal como uma grave problema ambiental.

Riscos sao muito maiores do que parecem à primeira vista. O pantanal pode se tornar a nova Amazônia no imaginário da opinião pública mundial. Quais os riscos? São muitos. Fora a imagem de Mato Grosso  e do Brasil, tem os riscos para o agronegócio estadual. O mundo já olha atravessado para o agronegócio mato-grossense  há muito tempo, por causa da sua competitividade.

Não fica difícil  ligar os incêndios  com os riscos para o agronegócio e para a economia estadual.

Concluo chamando fortemente  a atenção ambiental  para o pantanal. Uma política urgente, urgentíssima, de combate à incêndios  futuros dentro de uma estrategia adequada  e capaz de  responder ao mundo.

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.