| 02 Palestra sobre letramento racial será realizada nesta sexta-feira (29), às 9h.mp3 |
Foto da manchete: EVERALDO GALDINO
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso promove palestra sobre letramento racial, nesta sexta-feira, no Salão Negro da Casa de Leis.
A palestra será ministrada pelo ator André D' Luca e irá abordar as consequências da racialidade e a importância do fortalecimento da consciência racial.
O ator conta que teve conhecimento sobre o letramento racial há dois anos e, desde então, tem se dedicado a levar informações a todos. O assunto é abordado diariamente em sua conta no Instagram. Além disso, ele ministra palestras em diversos lugares e está em cartaz com o espetáculo Sankofa, que convida o público a refletir sobre identidade, pertencimento e resistência do povo e da cultura negra.
“Mato Grosso é considerado um dos estados mais racistas do Brasil, com base em registros de boletins de ocorrência, proporcionalmente, se comparado a outros estados. Então, o racismo sempre me atravessou, mas eu não sabia nem nominar. Eu não sabia o que era racismo recreativo, não entendia sobre o privilégio da branquitude, não entendia como as relações raciais se estabeleceram e de que forma elas influenciam minha vida e das demais pessoas. Então, há uma urgência em conscientizar pessoas brancas e despertar pessoas negras”, destacou o ator.