Palestra conscientiza produtores rurais quanto a descarte de lixo tóxico.mp3 |
Da redação - Guilherme Alves
A fim de destinar embalagens vazias de agrotóxicos para locais apropriados, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural realizou palestras em Colíder para dar informações aos produtores rurais sobre o descarte de embalagens e respeito a legislação.
O engenheiro agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária, Haroldo da Cruz Pereira, destacou durante a palestra o decreto 4.074/2002, que define que a destinação das embalagens de defensivos agrícolas passa a ser responsabilidade de todos os agentes envolvidos. É obrigatório o recolhimento das embalagens vazias a uma unidade de recebimento autorizada pelos órgãos ambientais. Antes do recolhimento, o agricultor deverá efetuar a tríplice lavagem e no prazo de até um ano, essas embalagens deverão ser entregues em um posto de recebimento cadastrado.
Um dos participantes, Nilson Cavalcanti Silva, comentou que tem em sua propriedade tem descartáveis há mais de cinco anos. Ele disse que além de informativa, recebeu instruções sobre como deposita-las em local adequado.
Durante os dias 7 e 8 de agosto, o município realizará coleta sem que os produtores precisem percorrer quilômetros. “Se a coleta no município acontecer com frequência será bom pra todos” afirma Nilson.
Voz - Guilherme Alves