Pai Presente: cada história com o mesmo objetivo, ter o nome do pai

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Cada história que chega ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos, o CEJUSC, é única.

Pode começar com uma dúvida, com um silêncio. Mas, muitas vezes termina com emoção, reconhecimento e justiça.

Escuta só o relato da gestora do CEJUSC de Cáceres, Adriana Del Castanhel, sobre o Programa Pai Presente na mais recente iniciativa em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Além dos atendimentos individuais, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o NUPEMEC do TJMT, tem organizado forças-tarefa em parceria com o Governo do Estado para levar cidadania a quem, muitas vezes, nem sabia por onde começar.

A pessoa interessada em ter o nome do pai na certidão de nascimento pode procurar um CEJUSC em uma das Comarcas de Mato Grosso.

Todo o atendimento é gratuito, inclusive a coleta de DNA. E não é necessário ter um advogado.

Além dos reconhecimentos espontâneos, o programa Pai Presente também permite investigar a paternidade quando o reconhecimento não ocorre de forma voluntária.

É só comparecer com a certidão de nascimento em mãos. E, se possível, informações sobre o paradeiro do pai.

Da Rádio TJ, Elaine Coimbra.