Pacientes de 10 unidades básicas de Saúde de Cuiabá serão tratados com plantas medicinais.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Cuiabá
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Em uma área de três mil e 800 metros quadrados dentro do Horto Florestal “Tote Garcia”, na região do Coxipó, em Cuiabá, funciona o projeto Fitoviva, da Secretaria Municipal de Saúde.
No local, são produzidas em média mil e 500 mudas de plantas medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais por mês.
O responsável técnico pelo serviço é o farmacêutico e fitoterapeuta, Devanil Fernandes, que conta ainda com dois engenheiros agrônomos, um engenheiro ambiental, dois jardineiros e uma estagiária de Biologia na equipe.
Os engenheiros agrônomos e jardineiros cuidam do canteiro matriz, de onde são tiradas mudas para processamento e doação a pacientes da Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que também funciona dentro do Horto Florestal.
No ano passado, teve início um projeto-piloto para implementação de canteiros de plantas medicinais em 10 unidades básicas de saúde da capital, onde há profissionais capacitados pelo farmacêutico Devanil.
São as unidades de saúde dos bairros: Areão, Bela Vista, CPA 4, Despraiado, Grande Terceiro, Novo Mato Grosso, Novo Terceiro, Pedra 90 I e II, Rio dos Peixes e Tijucal.
Nessas unidades, enfermeiros e agentes comunitários de saúde foram capacitados para orientar a população sobre o uso racional de chás de plantas medicinais.
Entre os 48 tipos de plantas produzidas no Fitoviva estão espécies conhecidas, como menta, hortelã, erva-de-santa-maria, poejo, gengibre, babosa, açafrão, alfazema e outras.
Segundo Devanil, as plantas medicinais são menos agressivas do que medicamentos industrializados, mas devem ser utilizadas da forma correta.
Ele ressalta ainda que, assim como os produtos industrializados, os fitoterápicos também podem produzir efeitos colaterais, se usados de forma exagerada e, por isso, são utilizados de maneira complementar.
Em relação a esse cuidado com a prescrição, o farmacêutico realiza consultas todas as quintas-feiras no consultório-farmácia que fica dentro do Horto Florestal.
Quem quiser marcar uma consulta na Unidade de Referência às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, é só ligar (65) 3665-2420.