PAC SAÚDE. Várzea Grande lança pedra fundamental do novo Hospital e Maternidade Municipal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Matheus Guimarães

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

Foi lançada, nesta segunda-feira, a pedra fundamental do futuro Hospital e Maternidade Municipal, um investimento de 103 milhões de reais viabilizado pelo Novo PAC Saúde. A unidade será construída no bairro Petrópolis, região do Chapéu do Sol.

Do total de recursos, 50 milhões de reais serão destinados à execução da obra e 53 milhões à aquisição de equipamentos.

O Município também entra com contrapartida de aproximadamente cinco milhões de reais, aplicada na terraplanagem da área.

A previsão de entrega é de dois anos, com garantia adicional por meio de seguro da obra, que assegura a conclusão dentro do prazo contratual.

Com o início das obras, o Município consolida o maior investimento público já realizado na história da saúde pública local, garantindo mais dignidade, segurança e qualidade no cuidado com as mães e os bebês da região.

A nova maternidade representará uma mudança estrutural no atendimento às gestantes de Várzea Grande, bem como de todo Vale do Rio Cuiabá. Nenhum município do estado tem uma unidade desse porte e com atendimento exclusivo à mulher.

Participaram do ato o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; a diretora da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, Rosa Neide; o superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Altir Peruzzo; os deputados estaduais Lúdio Cabral, Valdir Barranco, ambos do PT, e Wilson Santos, do PSD, além de vereadores, secretários municipais e lideranças locais.

Na ocasião, o ministro Carlos Fávaro afirmou que a partir de agora Várzea Grande passa a ser a “capital da saúde”.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a unidade vai contar com 127 leitos gratuitos, todos pelo SUS, Sistema Único de Saúde, incluindo 30 leitos de UTI, além de casa da gestante, espaços adequados para o parto humanizado e ambientes preparados para o parto normal.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina