| 03 Assembleia Legislativa instala 4ª Sessão Legislativa e marca a retomada dos trabalhos parlamentares.mp3 |
Foto da manchete: Gilberto Leite/Secom ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso retomou oficialmente as atividades parlamentares nesta segunda-feira, com a sessão de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, marcando o fim do recesso parlamentar e o início dos trabalhos legislativos de 2026.
Em janeiro, os deputados também realizaram sessão para a aprovação da Revisão Geral Anual 2026.
A solenidade contou com a presença de autoridades representantes dos Poderes Executivo, Judiciário, Defensoria Pública, dentre outras instituições, reforçando o caráter institucional e democrático do momento, que simboliza a abertura do ano legislativo na Casa de Leis.
Acompanhado do vice-governador Otaviano Pivetta, o governador Mauro Mendes apresentou um panorama da situação do Estado e destacou as principais ações, prioridades e metas do governo para 2026.
Nesta segunda-feira, também foi lida a mensagem do Executivo, documento que serve como base para o planejamento e a atuação do Parlamento.
Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, destacou que o momento simboliza o compromisso do Parlamento com o diálogo institucional, a transparência e a construção de políticas públicas voltadas às demandas da população mato-grossense.
Para 2026, Max Russi afirmou que a expectativa é de um ano produtivo, com foco na apreciação de projetos estratégicos, fortalecimento das comissões permanentes e avanços em pautas que impactam diretamente o desenvolvimento do Estado.
O presidente ressaltou ainda que a Assembleia seguirá atuando de forma responsável e harmônica com os demais Poderes, sempre priorizando os interesses da sociedade.
Já o primeiro-secretário da Casa, deputado Dr. João, do MDB, também destacou a importância da retomada dos trabalhos e o papel do Legislativo na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento.
O parlamentar ressaltou ainda que as expectativas para o ano legislativo são de muito trabalho, com foco na descentralização da saúde, no fortalecimento da agricultura familiar e na aproximação do Parlamento com as realidades do interior do Estado.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina