Organizações públicas e privadas lançam em Cuiabá campanha de incentivo ao consumo de peixe

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Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

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A média mundial de consumo de pescado bateu recorde em 2020 ao atingir pouco mais de 20 quilos per capita/ano, de acordo com relatório da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

No Brasil, o consumo no ano passado ficou em 10 quilos por pessoa, ainda abaixo dos 12 quilos/pessoa/ano preconizados pela FAO como quantidade ideal do ponto de vista nutricional.

Incentivar e aumentar o consumo para chegar o mais próximo desse índice é uma das metas da campanha Semana do Pescado, que será realizada de primeiro a 15 de setembro, envolvendo uma rede de parceiros, entre eles a Aquamat, Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso, Ministério da Agricultura, Associação de Supermercados de Mato Grosso e Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Segundo o chefe de Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso, Renildo Soares de França, a Semana do Pescado é uma grande oportunidade para toda a cadeia produtiva do setor demonstrar à população o valor nutricional e os benefícios que o peixe traz para a saúde humana.

“O apoio institucional dos órgãos de governo, federal, estadual, municipal, incluindo as instituições de classe como as associações e federações na divulgação da Semana do Pescado demonstra o interesse de promover a introdução de uma alimentação saudável e o aumento do consumo do pescado, que é importante para a segurança alimentar e nutricional, promovendo a saúde em Mato Grosso”, ressaltou França.

Além de mais qualidade de vida, o brasileiro foi atraído pelo peixe também por causa do valor mais atraente quando comparado a outras proteínas animais.

Nos últimos meses de 2020, todos os cortes de carne bovina tiveram alta nos preços. Já o pescado foi a proteína que menos subiu em 2020. Ao contrário, apresentou queda entre setembro de 2020 e janeiro deste ano.

Outro motivo que explica o porquê de o brasileiro ter optado pelo peixe está na facilidade do preparo. A carne não exige mais habilidades na cozinha e durante a pandemia, muita gente precisou aprender a se virar em casa.