Operação embarga área de desmatamento ilegal no Oeste do Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Em uma operação conjunta entre a Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Indea, Instituto de Defesa Agropecuária, e Polícia Militar, foram aplicados 11 milhões de reais em multas por infrações ambientais nos municípios de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, na região Oeste do Estado.

A ação é resultado da fiscalização de 33 pontos de alertas de desmatamento gerados a partir da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal que utiliza imagens da constelação de satélites Planet.

A equipe embargou um confinamento bovino com mil e 100 cabeças que operava sem licença ambiental, mil e seiscentos hectares por desmatamento ilegal em área de especial proteção no bioma Amazônia e 500 hectares de pecuária extensiva sem Autorização Provisória de Funcionamento.

A operação realizada entre os dias 13 e 17 de abril também apreendeu um trator de esteira e um caminhão carregado de lenha.

Em uma das propriedades fiscalizadas, o desmatamento ilegal foi paralisado pela equipe, evitando a derrubada de mais de 500 hectares de floresta.

As atividades de fiscalização ocorrem dentro do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais 2020.

O plano prevê a aplicação de 64 milhões de reais em seis frentes de atuação, planejamento e gestão, monitoramento, fiscalização, responsabilização, prevenção e combate aos incêndios florestais, e comunicação.

Os recursos virão de três fontes, 42 milhões oriundos do fundo de recuperação da Operação Lava Jato e o restante será dividido entre orçamento próprio do Governo de Mato Grosso e aportes do Programa REDD+ para Pioneiros.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.