Operação do Gaeco para desarticular esquema de corrupção na Sema mira dois prefeitos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Entre os alvos da "Operação Desbaste" deflagrada pela força-tarefa ambiental do Gaeco, Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado, para desarticular um esquema de corrupção na Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, estão dois prefeitos.

São eles: o prefeito de Claudia, Altamir Kurten, do PSDB, e o prefeito de Feliz Natal, José Antônio Dubiella, do MDB, o Toni Dubiella.

Na casa de Kurten, o Gaeco apreendeu mais de 100 mil reais e dinheiro vivo, além de folhas de cheque. Segundo a defesa do prefeito, o dinheiro é legal e foi declarado no imposto de renda deste ano.

As investigações revelaram que os gestores eram os responsáveis por cooptar fazendeiros das regiões para integrar um esquema de fraude de licenciamentos ambientais e sistemas de controle ambiental da Sema.

Não houve cumprimento de mandado de busca nas prefeituras, já que a conduta investigada não tem relação com a gestão dos prefeitos.

A ação foi deflagrada nesta quinta-feira, e cumpriu 37 ordens judiciais, sendo 20 mandados de busca e apreensão e 17 medidas cautelares, incluindo 13 afastamentos de servidores.

O objetivo da operação é combater uma organização criminosa formada para fraudar licenciamentos ambientais e sistemas de controle ambiental da Sema.

Além disso, os responsáveis atuavam na lavagem de dinheiro e outros ativos obtidos de forma criminosa, incluindo desmatamentos, falsificações e corrupção.

Os mandados foram cumpridos nos municípios de Cuiabá, Sinop, Cláudia, Santa Carmem, Feliz Natal, Alta Floresta e Colniza.