Onda de calor atinge várias regiões do país com sensação térmica de 70 graus

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Uma onda de calor que começa nesta quarta-feira e segue até 21 de fevereiro deve afetar principalmente o Sudeste e o Sul, mas também o Centro-Oeste e Nordeste brasileiro.

As altas temperaturas podem causar uma sensação térmica nessas regiões que pode atingir até 70 graus durante esse período.

A projeção está baseada na tabela de Climatologia Aplicada da USP, a Universidade de São Paulo.

A intensa onda de calor que atinge essas regiões revela temperaturas que, no cenário atual, ultrapassam aquelas registradas pelos termômetros.

A “Sensação térmica” pode remeter, a princípio, a um sentimento individual e é sujeito a variações. Mas, na realidade, ela pode ser calculada e medida.

De acordo com a especialista em clima, Maria Clara Sassaki, a fórmula considera a temperatura e o nível de umidade relativa do ar. O ponto de encontro entre as duas medidas é a sensação térmica.

De acordo com a previsão, Porto Alegre, a capital gaúcha, pode registrar sensação térmica de chocantes 70 graus

Já em São Paulo, a expectativa é de recordes de calor, com a possibilidade de sensação térmica acima dos 50 graus.

 Isso ocorre porque, com a expectativa de que a umidade do ar esteja em 85% em algum período desses dias, a sensação térmica pode chegar a 56ºC.

E no Rio de Janeiro, a expectativa também é de altas temperaturas, onde a população carioca pode encarar sensação térmica de 66 graus.