Oito candidatos disputam uma vaga na Academia Mato-Grossense de Letras.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Academia Mato-Grossense de Letras realiza, no sábado, dia 20 julho, uma das eleições mais concorridas da sua história quase centenária.
Nunca tantos candidatos se dispuseram a disputar uma única vaga.
Vários intelectuais procuraram a direção da entidade fazendo consultas e demostrando interesse em conhecer o processo eleitoral acadêmico e, ao final, oito candidatos se inscreveram.
O Presidente, professor Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, comemorou o grande número de interessados em ocupar a vaga.
“Não apenas a quantidade, mas particularmente a alta qualificação dos candidatos demonstra o respeito a instituição desfruta perante a sociedade e a intelectualidade mato-grossense”.
A Cadeira a ser preenchida é a 37, cujo Patrono é o jornalista Antônio Vieira de Almeida, nascido em Cuiabá em 1873 e falecido no Rio de Janeiro em 1916, e cujo último ocupante foi o advogado e cineasta Bernardo Elias Lahdo.
São candidatos André Araújo Molina, Antônio Hernani Pedroso Calhao, Helena Maria Bezerra Ramos, João Elóy de Souza Neves, Lindinalva Correia Rodrigues, Martim Affonso Santa Lucci, e a jornalista e professora Neila Maria Souza Barreto.
“São pessoas do mais alto gabarito que, qualquer que seja o resultado, representará uma significativa conquista para a Academia Mato-Grossense de Letras que, em 2021, completará cem anos, de uma existência rica e produtiva e que honra a tradição cultural e educacional de nosso Estado”, destacou Sebastião Carlos.