Oficina de Agroecologia ensina agricultores familiares de Várzea Grande a produzirem defensivos orgânicos.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de VG
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A comunidade do assentamento Capão das Antas, localizado a 40 quilômetros do centro de Várzea Grande, recebeu na última semana a oficina de Agroecologia e Produção de Defensivos Orgânicos realizada pela Prefeitura Municipal.
Uma equipe composta por sete servidores, entre engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, desenvolveu a atividade com um grupo de estudantes.
O objetivo da ação é contribuir para o desenvolvimento da economia local de forma sustentável, levando orientação e assistência técnica aos pequenos produtores familiares da região.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, a ideia é tornar essas propriedades cada vez mais sustentáveis e que as famílias possam sobreviver dentro de suas terras, evitando o êxodo rural no município.
Um levantamento feito pela Prefeitura de Várzea Grande aponta que o município conta atualmente com cerca de duas mil famílias vivendo na zona rural, envolvidas majoritariamente com a agricultura familiar.
Para os pequenos agricultores, a oferta de cursos e assistências técnicas pelos profissionais da Prefeitura de Várzea Grande contribuirá para melhorar a produtividade.
Na oficina de agroecologia e produção de defensivos orgânicos, o engenheiro agrônomo James Cabral, explicou que estudos comprovam que o uso de agrotóxicos pode fazer mal à saúde, além de ser mais caro, por isso, a agroecologia vem ao encontro da realidade do pequeno produtor rural.
Durante a atividade, foi apresentada a técnica de adubação verde e ensinada, na teoria e na prática, a fabricação de três tipos de defensivos naturais, as caldas sulfocálcica, bordalesa e de fumo.