| Obras do Hospital Metropolitano para atender pacientes de Covid-19 vão ser inauguradas nesta quinta-feira.mp3 |
Vinícius Antônio
A Secretaria Estadual de Saúde iniciou, no dia 23 de março, as obras para a construção de 210 novos leitos no Hospital Metropolitano.
A inauguração da unidade será nesta quinta-feira, o que possibilitará a ativação de 278 leitos para o tratamento de pessoas com a Covid-19 em Mato Grosso.
A nova estrutura oferecerá 238 leitos clínicos e 40 leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, à população mato-grossense. Destes, 210 são totalmente novos, já que houve a ampliação de 180 leitos clínicos e 30 de UTI.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a unidade hospitalar funcionará como uma referência para o atendimento aos casos graves de Coronavírus.
Ele disse que essa é uma estrutura que estará totalmente remodelada e adaptada às necessidades de pacientes com a forma grave do Coronavírus.
Após a pandemia, a estrutura construída ficará definitiva para o Hospital Metropolitano. Com isso, a unidade terá um total 278 leitos já que, antes da obra, o local contava com outros 58 leitos clínicos e 10 leitos de UTI, e continuará atendendo às especialidades contempladas anteriormente.
Antes da pandemia e da ampliação, em outubro de 2019 a Secretaria de Estado de Saúde iniciou a readequação predial da estrutura antiga do Hospital Metropolitano, que já está 100 por cento modernizada e também suprirá as demandas relativas à Covid-19.