| Obras da ZPE de Cáceres foram retomadas esta semana.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
As obras na Zona de Processamento de Exportação, ZPE de Mato Grosso, que fica em Cáceres, foram retomadas nesta quinta-feira, com a assinatura da ordem de serviço pela Sinfra, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.
O orçamento é de mais de 15 milhões de reais, oriundo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso.
O governador Mauro Mendes determinou no início do mês que os trabalhos fossem retomados imediatamente.
“A ZPE foi criada há mais de 30 anos e até agora muito pouco ou quase nada foi feito. Ela é em Cáceres, mas é de Mato Grosso e será importante para que possamos ter mais competitividade nas exportações do nosso Estado”, destacou Mendes.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a ZPE vai atrair investimentos para Mato Grosso, pois tem vantagens competitivas para indústrias.
“Há uma série de facilidades como isenção de alguns impostos federais e também a questão do trâmite dentro da alfândega. Por exemplo, cada operação de exportação é um processo dentro da Receita Federal. Estando dentro de uma zona alfandegada, é uma única autorização e tramita sem burocracia”, explicou.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira e Silva, o projeto para a retomada da ZPE teve de passar por readequações, especialmente para atender as exigências específicas da Receita Federal.
O prazo para a conclusão das obras na ZPE de Cáceres é de 15 meses.