| Com o avanço do sarampo em países vizinhos, especialmente na Bolívia, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso decidiu intensificar as ações de vacinação e vigilância.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria da SES/MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Com o avanço do sarampo em países vizinhos, especialmente na Bolívia, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso decidiu intensificar as ações de vacinação e vigilância contra a doença, principalmente em cidades que fazem fronteira com o país boliviano.
A medida foi adotada para prevenir possíveis surtos, já que a vacinação é considerada a principal forma de proteção contra o vírus.
Segundo a Secretaria de Saúde, municípios como Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, estão recebendo reforço nas ações preventivas desde o início de julho.
Essas cidades são consideradas estratégicas devido ao fluxo migratório direto com regiões afetadas pelo sarampo na Bolívia.
A preocupação se intensificou após a confirmação de um caso da doença em uma criança na cidade de San Matías, que faz fronteira com Cáceres.
A preocupação aumenta, já que a região se prepara para receber o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, evento que deve atrair um grande número de visitantes.
A secretaria de Saúde alerta que os viajantes devem estar vacinados com, no mínimo, 15 dias de antecedência.