Nove delegacias do interior ganham sistema de armazenamento de denúncias.mp3 |
Da redação: Jurandir Antônio
Nove delegacias do interior do Estado receberam o sistema de armazenamento do disque denúncia do 197. Anteriormente, somente Cuiabá e Várzea Grande tinham esta ferramenta.
No interior, as denúncias eram armazenadas de forma manual. A nova tecnologia vai possibilitar um melhor gerenciamento e checagens das informações recebidas.
Os municípios contemplados são Barra do Garças, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Juína, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
Dados da gerência operacional do Ciosp, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública apontam que em Cuiabá e Várzea Grande, no período de janeiro de 2004 a 30 de junho de 2019, os números 197 e 181 receberam mais de 107 mil denúncias.
Já no primeiro semestre de 2019 foram três mil 637 denúncias. Entre os crimes mais denunciados estão: o tráfico de drogas, porte de droga, roubo, homicídio, furto ou roubo de veículos, entre outros.
A gerente operacional do disque denúncia 197, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Daise Morel, enfatiza que a meta é expandir a ferramenta para todas as delegacias do Estado.
“O objetivo da instalação deste software é diminuir o tempo resposta das ações criminosas e auxiliar nas operações policias em Mato Grosso”, destacou Daise.
Qualquer cidadão pode denunciar nos canais de emergências das forças de segurança e a identidade é mantida em sigilo.
Voz: Vinícius Antônio