Nova plataforma permite doações de bens móveis de um órgão público para outro.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves
Voz: Vinícius Antônio
A partir de agora, as entidades do Estado agora podem transferir móveis e aproveitar materiais que não estão sendo utilizados de uma maneira simples e transparente, através do Sistema de Distribuição de Bens do Estado de Mato Grosso. Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, bens móveis e de consumo agora podem ser identificados, trocados e doados com um simples clique.
A fim de desburocratizar, gerando maior eficiência ao meio público e evitando gastos desnecessários, a medida publicada no diário oficial desta terça-feira cita mesas, cadeiras, computadores, veículos e outros bens que não estão sendo utilizados e serão disponibilizados numa espécie de loja online. O Sidbens realizará cadastros para cada órgão e entidade que esteja interessado.
“O nosso objetivo é promover o reaproveitamento de bens de forma simples, colaborativa e, acima de tudo, transparente. Dessa forma, reduziremos o número de materiais ociosos que com o tempo acabam se deteriorando e geram prejuízos para a administração pública estadual”, cita o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.
O sistema já conta com um estoque disponível para visualização e até o momento, cinco órgãos já se cadastraram na plataforma. Os bens que não tiverem uma solução adequada dentro de administração pública, vão poder ser incluídos em leilões para a população em geral, movimentado assim a economia do estado.