| Nova lei facilita o acesso de MEIs e pequenos empresários ao crédito emergencial.mp3 |
Foto da manchete: Portal do MEI
Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Micro e pequenas empresas e MEIs, microempreendedores individuais, agora têm acesso ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito na modalidade de garantia.
A regra está prevista na Lei, sancionada no final de outubro, que estende os benefícios do programa até 31 de dezembro de 2023.
Criado em 2020 para amenizar os impactos da pandemia de Covid-19 no setor, o Programa era acessível apenas aos negócios de pequeno e médio porte, associações e fundações.
O coordenador Jurídico da Confederação Nacional das Micro e Pequenas e Empresas e dos Empreendedores Individuais, Marcelo Alvarenga, avalia que o Programa Emergencial é uma das modalidades de crédito mais acessíveis no mercado.
Ele explicou que o crédito garantido pela modalidade permite que o empresário de pequenos negócios possa utilizar esse recurso para fazer investimentos, utilizar como capital de giro e é um empréstimo com juros mais baixos, prazo diferenciado, carência mais alongada.
O coordenador lembra a importância do setor e destaca que o acesso ao crédito facilitado vai refletir em um número maior de negócios, impulsionando a economia.
O Ministério da Economia estima que, nesta nova fase, o programa garanta em torno de 21 bilhões de reais em novos empréstimos.
As instituições financeiras responsáveis pela disponibilização dos recursos devem observar a taxa média de 1,75% ao mês e prazos de pagamento entre 12 e 60 meses, com carência entre seis e 12 meses inclusa.