Nos últimos 25 anos, quase 15 mil trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Da redação

Quase 15 mil trabalhadores foram resgatados em Mato Grosso, em situação análoga à escravidão, nos últimos 25 anos.

 

Já os casos registrados nos nove meses deste ano estão entre os menores. Até setembro a Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso resgatou 20 pessoas submetidas a situações degradantes e insalubres.

 

Em 1995, o número de resgates chegou a 243 trabalhadores. Se comparado aos últimos 11 anos, o número vem diminuindo, sendo a última grande ação registrada em 2008, quando quase dois mil trabalhadores foram retirados de situações análogas ao trabalho escravo.

 

Os dados são do Radar do Trabalho Escravo divulgados pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho que aponta ainda os anos de 2014 e 2018 com menos trabalhadores retirados da escravidão em Mato Grosso, chegando a apenas três e oito resgates, respectivamente.

 

De 1995 até setembro deste ano, 14 mil 966 foram retiradas de situações de exploração e insalubridade no Estado.

 

Poucos servidores, frota antiga e a falta de reforço nacional são apontados como problemas que impactam nos resgates e autuações.

 

Em Mato Grosso, a Superintendência Regional do Trabalho conta apenas com uma equipe, que não é fixa, para atender situações graves relacionadas ao trabalho escravo.

 

Além da falta de servidores, os resgates esbarram também nas longas distâncias a serem percorridas e o difícil acesso em muitas regiões que exigem, em alguns casos, o uso de veículos especiais.

 

Segundo a Superintendência, o número de denúncias tem aumentado, especialmente no último ano tendo em vistas as diversas mudanças nas leis e o crescimento do trabalho informal. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.