Nos 190 anos da Assembleia Legislativa, Max reafirma compromisso do parlamento com a democracia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Luciano Campbell/ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Na manhã desta quarta-feira, durante sessão solene em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, trinta e seis ex-deputados foram homenageados com a Comenda Memória do Legislativo. 

O reconhecimento valoriza personalidades que dedicaram parte de suas vidas à preservação, resgate, pesquisa e divulgação da história do Poder Legislativo.  

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, do PSB, destacou o simbolismo da data.

Ele afirmou que em seis de agosto de 2025, o Parlamento mato-grossense se veste de memória, de gratidão e de esperança.

Max destacou que neste ano, a população mato-grossense celebra   os 190 anos de história da Assembleia Legislativa, a mais antiga Casa parlamentar do Centro-Oeste brasileiro e uma das mais antigas do país.

Ele lembrou que a instalação da Assembleia aconteceu em 1835, quando o Brasil ainda era uma monarquia e Mato Grosso era apenas uma província.

Russi fez questão de ressaltar que a Assembleia Legislativa não é apenas feita de passado.

É uma instituição viva, que pulsa a cada legislatura, que se reinventa em cada comissão, que ouve e acolhe nas audiências públicas, e que dá voz à população mato-grossense em sua diversidade.

Max Russi reforçou que a cerimônia foi mais do que uma comemoração. Foi uma reafirmação do compromisso da Assembleia com a democracia, com a escuta ativa, com a justiça social e com a construção de um Estado onde todos se sintam vistos e representados.

Já o primeiro-secretário da Casa de Leis, deputado Dr. João, do MDB, reforçou a satisfação e o orgulho em participar da história do Legislativo estadual.