05 Normativa exige de empresas e indústrias atenção com a saúde mental dos colaboradores.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Para minimizar o adoecimento mental no ambiente de trabalho, empresas e indústrias devem adotar medidas para gerenciar os riscos psicossociais dos colaboradores. Essa exigência faz parte da norma atualizada pelo Governo Federal em agosto.
A norma estabelece que as empresas devem implementar diretrizes voltadas à segurança e saúde no trabalho, abrangendo riscos físicos, químicos, biológicos e de acidentes. Além disso, precisam identificar fatores de risco, como estresse, assédio, sobrecarga de trabalho e pressão, que podem comprometer o bem-estar dos funcionários. As instituições têm até maio de 2025 para fazer as mudanças necessárias.
A psicóloga do Sesi Mato Grosso, Patrícia Souto, explica que, ao oferecer condições físicas e emocionais adequadas, as empresas terão trabalhadores desempenhando atividades com mais qualidade.
*TEC – SONORA PSICÓLOGA PATRÍCIA SOUTO*
Patrícia Souto diz ainda que a prevenção dos riscos psicossociais envolve ações que promovam um ambiente de trabalho menos tóxico e mais agradável.
Segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, entre 2012 e 2022, mais de 81 mil afastamentos por doenças ocupacionais em Mato Grosso estavam relacionados à saúde mental.