| Nenhum candidato de Mato Grosso tirou nota mil na redação do Enem 2019.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Nenhum candidato de Mato Grosso conseguiu atingir nota máxima na redação do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio de 2019.
O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.
Ao todo, 88 mil 122 candidatos de Mato Grosso se inscreveram para o Enem do ano passado. Mas apenas 65 mil 308 fizeram a prova, o que representa 74,1% dos candidatos inscritos.
Segundo dados do Inep, das 53 redações nota Mil, 32 foram escritas por mulheres.
Os 53 estudantes autores dos textos com avaliação máxima tem idades que variam de 16 a 28 anos.
São de três regiões do país, espalhados por 15 estados e o Distrito Federal.
As redações com nota máxima são de estados do nordeste, sudeste e centro-oeste, sendo, Minas Gerais, com 13; Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Ceará; cada um com seis notas mil, Goiás e São Paulo; cada um com quatro.
Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.
Vinculado ao Ministério da Educação, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, aplica as provas desde 1998. Atualmente, o Enem é o segundo maior exame do mundo de acesso ao ensino superior.