| 01 Na AL MT secretário de Saúde garante que nenhum paciente da Santa Casa ficará desassistido.mp3 |
Foto da manchete: Lucas Cavalcante/SES-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Saúde apresentou aos deputados da Assembleia Legislativa um planejamento para a migração de serviços do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.
A reunião aconteceu nesta quarta-feira, na Casa de Leis, e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Na ocasião, o secretário afirmou que o Governo do Estado está concentrando esforços para que a Santa Casa continue sendo uma unidade de saúde que preste serviço ao SUS, Sistema Único de Saúde, seja administrada diretamente pelo Estado ou por uma instituição terceira, que atue na área da saúde.
De acordo com os dados apresentados pela Secretaria de Saúde, 70% das demandas atendidas pelo Hospital Estadual serão remanejadas para outras unidades de saúde e o restante está na fase final de estudo.
O secretário enfatizou que é preciso aguardar o avanço do leilão do prédio para que sejam definidas as próximas etapas, mas garantiu que nenhum paciente ficará desassistido.
Figueiredo garantiu que os pacientes que estão sendo atendidos na Santa Casa podem ficar tranquilos, seja na área oncológica ou na nefrologia. “Nenhum paciente vai ficar desassistido”, assegurou o secretário.
Gilberto Figueiredo disse ainda que, desde 2019, o Hospital Estadual Santa Casa recebeu robustos investimentos do estado para melhorar a sua infraestrutura, contudo, devido ao fato de ser um prédio antigo, não foi possível habilitar os leitos para cofinanciamento do Governo Federal.
Em contrapartida, o Hospital Central vai contar com 80 leitos de UTI, o dobro da quantidade da Santa Casa, sendo que todos eles poderão ser habilitados.
O deputado estadual Júlio Campos presidiu a reunião e elogiou a disponibilidade do secretário em apresentar o planejamento à Assembleia.
Segundo Campos, foi uma audiência muito importante, com a presença do secretário de saúde, que fez esclarecimentos com relação à situação da Santa Casa de Cuiabá.
Também participaram da reunião os deputados Paulo Araújo, Carlos Avallone, Eduardo Botelho, Janaina Riva, Gilberto Cattani, Edna Sampaio, Lúdio Cabral, Chico Guarnieri e Fabinho Tardin.