Mutirão na Santa Casa de Cuiabá vai realizar mais de 100 cirurgias de vesícula.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Com quase um mês de funcionamento, o Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá se prepara para realizar o primeiro mutirão de cirurgias adultas para atender aos pacientes que precisam de uma operação de vesícula e estão na lista de espera do sistema de regulação desde 2017.
Os trabalhos foram divididos em duas etapas. A primeira aconteceu no último fim de semana, quando a equipe da unidade recebeu os pacientes para a consulta pré-operatória, fase conhecida como triagem, e de todos os exames clínicos.
Ao todo, 129 pacientes da lista passaram por todas as avaliações. Esta fase é importante, para se ter um diagnóstico do paciente, o que diminui os riscos durante o procedimento operatório.
Já na segunda etapa, os pacientes que estiverem aptos serão encaminhados para realização da cirurgia, sendo que um grupo de pacientes já será internado no dia 29 de agosto, próxima quinta-feira, para que a operação ocorra no sábado, último dia deste mês.
“A atual gestão da Secretaria de Estado de Saúde está atenta às demandas por cirurgias eletivas e pretende realizar outras ações que desafoguem a lista de espera. Também já foram anunciados mutirões pelo interior do estado e temos como prioridade a redução da fila por procedimentos cirúrgicos”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Embora o número de pacientes na lista de espera ultrapasse 100 pessoas, a equipe cirúrgica vai realizar 50 cirurgias em agosto.
Os demais 79 pacientes serão operados durante o mês de setembro, período em que a unidade inicia os serviços que inclui cirurgias gerais de média complexidade e outros serviços de saúde.