| Mutirão de negociações pelo Consumidor.gov termina sexta-feira.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O mutirão online de renegociação de dívidas com bancos e instituições financeiras termina sexta-feira.
Realizada pela plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br, a ação, promovida pela Federação Brasileira de Bancos e Secretaria Nacional do Consumidor, conta com a parceria dos Procons de todo o país.
O Procon Estadual de Mato Grosso também é parceiro do mutirão.
Qualquer consumidor que tenha dívida em atraso com bancos e instituições financeiras pode participar e negociar seu débito, sem precisar sair de casa ou procurar presencialmente um órgão de defesa do consumidor.
Débitos em atraso de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito são alguns dos problemas que podem ser negociados na ação. Entretanto, dívidas que têm bens como veículos, motos ou imóveis como garantias não participam do mutirão.
Para negociar, o consumidor precisa se cadastrar na plataforma www.consumidor.gov.br. Ao preencher o registro, é preciso ficar atento e informar corretamente os dados, como número de telefone e e-mail para contato.
Após receber login e senha, é necessário fazer o relato do problema e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.
Finalizado o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para responder ao consumidor e apresentar uma proposta. Já o consumidor, terminado o prazo para resposta do fornecedor, vai ter 20 dias para avaliar a resposta recebida.
A negociação também pode ser feita diretamente com o banco ou financeira utilizando os canais oficiais da instituição.