Municípios de Mato Grosso fecham prefeituras em protesto contra a diminuição de receita

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Mais de 70 municípios mato-grossenses aderiram ao protesto contra a redução de receita e para cobrar a votação de projetos importantes no Congresso Nacional.

A manifestação, que fechou as portas das prefeituras, foi realizada em vários estados nesta quarta-feira, e contou com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios.  

A AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, mobilizou os prefeitos para participarem do movimento, com a suspensão do trabalho administrativo nas cidades, mantendo em funcionamento apenas os serviços essenciais.

As reivindicações são comuns e visam o atendimento de pautas importantes, como o aumento de repasses federais e a aprovação de projetos que contribuam para a autonomia financeira dos municípios.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que foi um protesto pacífico, mas não passivo, pois também visa esclarecer a sociedade sobre as dificuldades que as prefeituras enfrentam para atender as demandas diárias da população.

A maior preocupação dos gestores é com a redução no repasse do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, que é uma das principais fontes de arrecadação das prefeituras.