Mudança no fundo partidário é aprovada por deputados. Quatro parlamentares de Mato Grosso votaram a favor.mp3 |
Da redação: Vinícius Antônio
Mudanças no fundo partidário, esse foi um dos temas entre as votações na Câmara Federal nesta semana.
Entre as alterações aprovadas estão a possibilidade do uso do fundo eleitoral para pagamento de advogados de candidatos e ex-candidatos.
Quatro deputados federais por Mato Grosso estiveram presentes na sessão e votaram a favor das mudanças no fundo partidário.
Apoiaram o projeto de lei o emedebista Juarez Costa, a petista Rosa Neide, Emanuelzinho do PTB, e Doutor Leonardo, do Solidariedade.
Os deputados Carlos Bezerra, do MDB, José Medeiros, do Podemos, Nelson Barbudo, correligionário do presidente Bolsonaro no PSL, e Neri Geller do Partido Progressista não estiveram presentes na sessão.
Algumas mudanças no uso do recurso do fundo eleitoral causaram polêmica entre os parlamentares. O ponto de maior divergência foi a possibilidade de pagamento de advogados para ex-candidatos, essa medida foi apelidada de "artigo Lula Livre”, já que autoriza a contratação de advogados com essa verba para que defendam políticos condenados.
O projeto também traz de volta a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. Depois da aprovação na Câmara, o Projeto de Lei vai para o Senado. No entanto, para que as novas regras comecem a valer nas eleições de 2020, as alterações precisam ainda passar pelo Senado e voltar para a Câmara para uma nova votação até outubro, um ano antes do pleito.