No Comentário Preto no Branco desta quarta-feira (26.11), o jornalista Antero Paes de Barros destaca que Mato Grosso foi “muito contemplado” pelo governo Lula no novo pacote de concessões ferroviárias. Como ele explica, a notícia é “espetacular” para o estado, por promover a integração por trilhos e facilitar a atividade econômica nos próximos anos. Entre as concessões previstas no Plano Nacional para 2026 estão dois projetos considerados estratégicos para a logística mato-grossense: a Ferrogrão (EF-170) e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), ambas confirmadas para leilão pelo Ministério dos Transportes.
Antero afirma que Mato Grosso tende a ser um dos maiores beneficiados da expansão ferroviária nacional, que prevê R$ 656 bilhões em investimentos ao longo dos contratos, cerca de R$ 140 bilhões em aportes diretos e o restante oriundo da iniciativa privada. Para ele, o conjunto de obras pode redefinir a infraestrutura logística do estado ao conectar regiões produtivas a portos e centros de distribuição. “A vida econômica de Mato Grosso vai mudar”, resume o jornalista.