| MT Hemocentro faz campanha para reforçar estoque de sangue para o carnaval.mp3 |
Vinícius Antônio
Com a proximidade do feriado de Carnaval, o MT Hemocentro, único banco público de coleta de sangue do Estado de Mato Grosso, precisa de doadores para abastecer os estoques de todos os tipos sanguíneos: A, B, O e AB, positivo ou negativo.
O mês de fevereiro é considerado um dos períodos mais críticos do ano, pois é nesta época que as equipes do centro de coleta enfrentam dificuldade para atender aos hospitais públicos, pois a quantidade de bolsas de sangue fica insuficiente com a diminuição de coleta e o aumento no número de demanda.
Essa baixa no número de coletas é o reflexo do período de férias, uma vez que no início do ano, boa parte dos doadores está em viagem. No entanto, essa dificuldade em manter o estoque vem sendo observada desde o final do segundo semestre do ano passado, conforme explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
Para reverter este cenário critico, a diretora da unidade pede “que a população do Estado de Mato Grosso faça sua doação de sangue nas unidades de coleta e transfusão de sangue, existentes na capital e no interior”.
“Além disso, os doadores que residem em Cuiabá e região metropolitana podem fazer suas doações no MT Hemocentro para nos ajudar a aumentar o número de estoque de bolsas de sangue neste período”.
Desta terça até a próxima sexta-feira a unidade estará em pleno funcionamento das sete e meia da manhã às cinco e meia da tarde aguardado os voluntários à doação.
Além disso, outra opção para quem desejar realizar a doação de sangue é ir até o Hemobus, ônibus de coleta que fica estacionado em pontos estratégicos da Capital.
Nesta quarta-feira, o ônibus estará parado no estacionamento do Fórum de Várzea Grande. O horário de atendimento para coleta é das 8 horas da manhã ao meio dia e das duas as quatro horas da tarde.
Na sexta-feira, será a vez dos servidores e visitantes do TRT, Tribunal Regional do Trabalho, na capital, receberem o atendimento do ônibus no pátio do Tribunal, das 8 horas da manhã às quatro horas da tarde.
No período de feriado de carnaval que vai de 22 a 26 de fevereiro, a unidade estará fechada para coleta. O retorno das atividades será quarta-feira de cinzas, de uma às cinco e meia da tarde.